Rompendo desafios
O uso cada vez maior das
Tecnologias da Informação e comunicação (TICs) tem promovido mudanças
significativas no cenário educacional. O modelo tradicional de educação tem
cedido cada vez mais à aprendizagem colaborativa, visando "a autonomia, a
coautoria e a socialização". A Web 2.0 e as suas ramificações tem
proporcionado o acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade nos últimos
decênios tornando-os ainda mais acessíveis aos estudantes. Da sala de aula
centrada na figura do professor, passando pelos recursos audiovisuais de imagem
e vídeo, chega-se ao computador e as possibilidades de busca por assuntos,
aposentando as famosas enciclopédias, até o domínio dos smartphones, agora com
acesso irrestrito a uma gama de aplicativos tornando esse aparelho algo quase
indispensável, principalmente com o advento das redes sociais alterando a a forma
como nos comunicamos e interagimos.
A educação, portanto,
tem o desafio de romper com o sistema tradicional (professor-->aluno) e
perceber que a aprendizagem se faz por meio de relações, de redes estruturadas
que se auto e retroalimentam constantemente. O uso dos Recursos Educacionais
Abertos (REA) promove esse uso livre, aberto e irrestrito dos conteúdos
disponíveis na rede. Os REA são espaços colaborativos e coletivos, e são parte
do cotidiano dos alunos, redirecionar esses recursos para a educação e
utilizá-los como parte integrante do processo ensino e aprendizagem.
Essa nova modalidade de
educação contribui para um maior envolvimento dos seus membros rompendo
barreiras espaciais e temporais. Não consiste em mediação tecnológica, mas em
colaboração ativa, de todos os envolvidos, os quais se constituem em parte
integrante de todo o processo de aprendizagem.
Comentários
Postar um comentário