Rompendo desafios


O uso cada vez maior das Tecnologias da Informação e comunicação (TICs) tem promovido mudanças significativas no cenário educacional. O modelo tradicional de educação tem cedido cada vez mais à aprendizagem colaborativa, visando "a autonomia, a coautoria e a socialização". A Web 2.0 e as suas ramificações tem proporcionado o acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade nos últimos decênios tornando-os ainda mais acessíveis aos estudantes. Da sala de aula centrada na figura do professor, passando pelos recursos audiovisuais de imagem e vídeo, chega-se ao computador e as possibilidades de busca por assuntos, aposentando as famosas enciclopédias, até o domínio dos smartphones, agora com acesso irrestrito a uma gama de aplicativos tornando esse aparelho algo quase indispensável, principalmente com o advento das redes sociais alterando a a forma como nos comunicamos e interagimos. 
A educação, portanto, tem o desafio de romper com o sistema tradicional (professor-->aluno) e perceber que a aprendizagem se faz por meio de relações, de redes estruturadas que se auto e retroalimentam constantemente. O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) promove esse uso livre, aberto e irrestrito dos conteúdos disponíveis na rede. Os REA são espaços colaborativos e coletivos, e são parte do cotidiano dos alunos, redirecionar esses recursos para a educação e utilizá-los como parte integrante do processo ensino e aprendizagem.
Essa nova modalidade de educação contribui para um maior envolvimento dos seus membros rompendo barreiras espaciais e temporais. Não consiste em mediação tecnológica, mas em colaboração ativa, de todos os envolvidos, os quais se constituem em parte integrante de todo o processo de aprendizagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mudanças no Cenário Educacional

Tecnologias Móveis na Educação